Coroinhas

O QUE É O COROINHA?

Menino ou menina, que nas igrejas exerce o papel de acólito nas funções litúrgicas. O Acólito é instituído para servir ao altar e auxiliar o sacerdote e o Diácono. O coroinha ajuda a missa, ele não é apenas um enfeite, tem uma função importante que é a desempenhar um ministério.

O QUE SE EXIGE DE UM COROINHA?

CHEGANDO AO TEMPLO: Ao chegar a igreja, o coroinha deve dirigir-se à capela do Santíssimo Sacramento, ou ao altar em que o sacrário contempla Jesus sacramentado. Aí deve fazer uma genuflexão e permanecer em oração por alguns instantes, numa conversa com Jesus Cristo. Só então deverá dirigir-se à sacristia, para iniciar as atividades da celebração.

Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com os ministérios, respeito para com o sacerdote, e atenção para com os fiéis da assembleia, respeito para com o templo, (pois é um lugar sagrado).

Juntos os coroinhas formam um grupo muito importante, no qual poderão encontrar união, compreensão confiança e estima, coisas de que tanto precisam. O Pároco deverá, dentro do possível, acompanhar cada um deles em sua realidade pessoal, ajudando-os no que for possível. Ser coroinha exige responsabilidade, e devem assumir todos juntos, e cada um em particular, com amor, este serviço a Cristo e sua Igreja.

O COROINHA DEVE CONHECER:

1. A Santa Missa, parte por parte;

2. Os lugares da igreja;

3. Os livros sagrados;

4. Os utensílios usados na celebração;

5. As vestes litúrgicas.

RESPONSABILIDADE DO COROINHA:

1. Participar das reuniões, missas e demais compromissos assumidos.

2. Ser pontual, chegar a tempo para as reuniões e celebrações.

3. Ser asseado, estar sempre limpo, cabelos penteados, calçados e roupas bem arrumados.

4. Ser cuidadoso com as coisas da igreja e do altar. Tratar os utensílios litúrgicos com respeito, como objetos destinados ao culto Divino.

5. Ser humilde e prestar atenção ao que lhe for ensinado pelas pessoas encarregadas de sua formação.

6. Durante os atos litúrgicos, evitar conversas, risos ou brincadeiras.

7. Ser educado com relação aos colegas e todas as pessoas da comunidade.

8. Cultivar o gosto pela oração e ler um trecho da Bíblia cada dia.

9. Dedicar-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor.

10. Observar o silêncio na igreja e na sacristia e manter a concentração, principalmente antes de começar algum ato litúrgico.

Disponível em: http://cleofas.com.br/coroinha