Leitores / Animadores

Em uma Celebração Eucarística, os Leitores desempenham um papel fundamental para a compreensão das muitas mensagens litúrgicas trazidas naquele dia. São eles os responsáveis pela Liturgia da Palavra; são eles quem abrirão os caminhos para a compreensão do Evangelho que será proclamado pelo Sacerdote. Por isso, para um Leitor Litúrgico, uma preparação prévia é imprescindível. Caso contrário, ele não conseguirá a interpretação adequada por parte dos fiéis presentes, muitos deles ainda não familiarizados com a Sagrada Escritura.

As leituras litúrgicas são diferentes de leituras de um livro didático. Elas são compostas de palavras de difícil compreensão para a nossa época e por isso, se não proclamadas após um bom preparo, nem mesmo o próprio Leitor irá compreendê-las.

Os Leitores, para cumprirem suas missões voluntárias de levar a Palavra de Deus, necessitam participar de cursos preparatórios específicos que os possibilitarão desenvolver suas habilidades diante de muitas pessoas desconhecidas, mas atentas ao que está sendo pronunciado. Os Leitores devem manter consigo o sentimento de responsabilidade litúrgica, inerente a todos que recebem de Deus a confiança pela missão de subir ao Presbitério para proclamar, em seu nome, as mensagens dos profetas ou dos apóstolos do Senhor. É por esse motivo que os Leitores Litúrgicos são também “Animadores”, pois serão eles quem animarão ou incentivarão os fiéis a atentarem-se ao que está por vir: O Evangelho de Jesus Cristo e a Eucaristia.

Normalmente as leituras litúrgicas dominicais são divididas entre o Antigo Testamento (1ª Leitura) e o Novo Testamento (2ª Leitura). O Salmo Responsorial é cantado por um Leitor preparado para o Canto.

A Paróquia Cristo Operário conta atualmente com uma equipe de 24 Leitores Litúrgicos, todos voluntários, que disseram seu SIM ao Chamado de Deus para levarem aos irmãos as mensagens e ensinamentos contidos em cada um dos livros bíblicos.