Ministério de Música

A música litúrgica é um tesouro a ser preservado. A tradição musical da Igreja constitui um tesouro de inestimável valor. Entre as demais expressões de arte, a música ocupa um lugar de destaque, principalmente, porque o canto sacro, ao acoplar-se às palavras, torna-se parte necessária ou integrante da liturgia solene.

Com essa compreensão da função ministerial, percebe-se facilmente que a Música Sacra será tanto mais santa, quanto mais intimamente ligada à ação litúrgica:

Seja ao exprimir com mais suavidade a oração; ao favorecer unanimidade, o consenso dos corações; seja, finalmente, ao dar maior solenidade aos ritos sagrados, isto é, maior brilho e expressividade.
Em se tratando de música em função da liturgia, é importante lembrar que a Igreja aprova e admite no culto divino todas as formas de verdadeira arte, contanto que estejam dotadas das devidas qualidades.
A Sagrada Liturgia - Constituição Sacrossnctum Concilium Edição Ditatica popular.